quinta-feira, 5 de novembro de 2015

6 Conclusões do Tour d'France

Já está terminado um dos eventos de maior importância no calendário desportivo. Chegou a altura de fazer um balanço daquilo que aconteceu ao longo das 21 etapas, desta edição do Tour d'France, que consagrou Christopher Froome como vencedor pela 2ª vez.


1 - Christopher Froome é o homem a a(bater)


Christopher Froome
Christopher Froome


Foi o ciclista mais consistente ao longo das 21 etapas. Na parte inicial foi mesmo uma força completamente avasaladora. A sua vitória em etapa, na La Pierre-Saint-Martin, foi estrondosa e meteu todo o pelotão em sentido.

2 - Uma grande equipa como a Sky também ajuda


E que dizer da Sky? Esta equipa, da qual faz parte Christopher Froome, foi magistral na gestão da corrida. Todas as outras equipas cairam na estratégia montada pela Sky. A certa altura o conformismo com este estado de coisa foi impressionante.

3 - Nairo Quintana em nota positiva


Nairo Quintana
Nairo Quintana


Nairo Quintana fez um bom Tour d'France mas nota-se que falta qualquer coisa para chegar ao estatuto de Christopher Froome. A sua leitura táctica e capacidade de mexer na corrida, em vários momentos, foi um dos grandes pontos negativos da sua prestação ao longo das 21 etapas. Ainda precisa amadurecer em termos tácticos. A performance no Alpe d'Huez foi assinalável mas não o suficiente para se colocar ao lado de Christopher Froome.

4 - Alejandro Valverde


Alejandro Valverde
Alejandro Valverde


Alejandro Valverde terá sido uma das surpresas mais agradáveis do Tour. Já justificava um pódio nesta corrida e finalmente conseguiu. Foi uma performance assinável a que se juntou uma exibição consistente ao longo da prova. É um dos pontos altos da sua carreira e duma temporada que está a ser a vários níveis impressionante.

5 - Sagan foi de loucos


Peter Sagan
Peter Sagan


Já se sabia que Peter Sagan é um ciclista impressionante. O que fez ao longo deste Tour reforça este argumento. Conquistou, mais uma vez, a camisola verde, a que juntou uma solidez impressionante. E que dizer das inúmeras fugas em que tomou parte? A sua capacidade de combate foi assinalável.

6 - Vincenzo Nibali tem de melhorar


Vincenzo Nibali
Vincenzo Nibali


Vincenzo Nibali esteve muito longe do nível de performance que se exige a um ciclista da sua categoria. Este Tour d'France provou que o italiano não conseguiu estar à altura dos acontecimentos.

Esta edição do Tour teve Alberto Contador, Nairo Quintana, Christopher Froome e Vincenzo Nibali. Um plantel de luxo e uma expectativa enorme tendo em conta a categoria deste quarteto. À partida eram os principais candidatos ao triunfo. Vincenzo Nibali é o que tem menos motivos para festejar. Esteve muito longe daquilo que o tornou o vencedor do Tour em 2014. Se quiser estar no mesmo patamar de Christopher Froome terá que apresentar imensas melhorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário