quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Pipebomb e a capacidade para criar disrupção


O que têm Paul Heyman, CM Punk e Kevin Owens em comum? São wrestlers, ou no caso de Paul Heyman, um advogado, que possuem uma grande capacidade de causar disrupção. É essa capacidade que os torna personagens únicos. Esta característica faz com que a sua presença se torne num dos momentos mais imperdíveis da programação da WWE.



CM Punk

CM Punk
CM Punk


O termo Pipebomb está intimamente associado a CM Punk. Neste momento a WWE precisa de captar o espírito associado a este termo. Por vezes olhamos para alguns dos segmentos inseridos nos vários programas da WWE e não deixamos de pensar que tudo aquilo é programado. Eu bem sei que estamos no campo da ficção e que a maior parte do produto segue um script. Mesmo partindo desse pressuposto existe a necessidade de criar a ilusão de que aquilo que está a acontecer é bem real. Se não existe credibilidade naquilo que se está a fazer/dizer é mais do que óbvio que a tarefa de cativar, ou convencer, uma audiência será mais difícil.

No que a CM Punk diz respeito não nos podemos esquecer dos excelentes segmentos que protagonizou enquanto membro da WWE. E nesse campo salientamos as várias confrontações entre CM Punk e Triple H. Qual foi a razão daqueles segmentos funcionaram? O motivo é bem simples. Aquela storyline se baseava num confronto pessoal. No ringue estavam duas pessoas com assuntos por resolver. A tensão era notória. É claro que nem todas as feuds conseguem capturar essa essência ou ter aquele impacto.

Os segmentos de CM Punk eram especiais porque partiam de uma convicção muito forte de que era mesmo o melhor do mundo. Foi a sua capacidade de se rebelar contra o sistema e de navegar em ondas que nem sempre lhe foram favoráveis que o tornou num dos wrestlers mais impressionantes na WWE. Com CM Punk nunca se sabia o que estava ao virar da esquina. Toda a construção da sua personagem estava assente nisso. E por isso esses momentos tornaram-se especiais.

Paul Heyman

Paul Heyman
Paul Heyman


Na actualidade é um dos melhores no campo das promos. A razão é bem simples. Para além de ter algo de importante para dizer aquilo que diz representa as suas crenças. Quando ouvimos Paul Heyman falar sabemos perfeitamente que cada palavra sua tem uma intenção concreta e um significado específico. Não são apenas palavras encaixadas num discurso meticulosamente programado. Esta habilidade não está ao alcance de muitos. Somente os melhores conseguem chegar perto das performances que Paul Heyman consegue produzir. Paul Heyman é apenas um exemplo de alguém que à sua maneira consegue agitar as águas e com isso criar grandes segmentos em televisão.


Kevin Owens

Kevin Owens
Kevin Owens


Outro segmento que funcionou foi a storyline entre Kevin Owens e Sami Zayn. A feud não se resumia exclusivamente a um combate pelo título. Era pessoal. Em confronto tínhamos um Kevin Owens que se sentia injustiçado e que devido a isso se revoltou contra alguém que tão bem conhecia e estimava. Esta premissa fez todo o sentido para começar uma rivalidade. Era algo de lógico.

Esta lógica continuou na storyline entre Kevin Owens e John Cena. O discurso era credível e tinha aderência com a realidade. No fundo Kevin Owens acreditava que aquilo que John Cena dizia não passava de um discurso pouco significativo e ilusório. Aqui estava criada a faísca necessária para se criar um combate espectacular.

Depois do combate inicial seguiram-se mais dois combates que perderam um pouco do brilho da estreia. A razão é bem simples. Tudo se tornou demasiado forçado e sem nexo. Se Kevin Owens tinha vencido o primeiro combate o passo mais lógico seria não forçar, num curto espaço de tempo, outro combate. No fundo Kevin Owens tinha provado o seu argumento e estava na altura de seguir em frente. Seria uma oportunidade para deixar aquele momento seguir o seu curso natural para eventualmente ser retomado numa fase posterior. E aí sim tudo se tornaria ainda mais interessante.


Aces and Eights

Aces and Eights
Aces and Eights


Num passado mais recente talvez seja o exemplo mais importante de que como se consegue aliar uma boa storyline mantendo a consistência de uma personagem. Esta stable foi a que melhores resultados apresentou no que a TNA diz respeito. A revelação de Bully Ray como o presidente desta organização, quando conquistou o título de campeão mundial da TNA, foi o ponto máximo de algo que vinha sendo construído ao longo do tempo. Aquele momento despertou uma tremenda reacção naqueles que presenciaram este acontecimento. Bully Ray simplesmente orquestrou um dos momentos mais espectaculares daquele ano. Practicamente do nada os Aces and Eights tomavam controlo da TNA. Este momento também assinala uma das fases mais brilhantes da carreira, a nível individual, de Bully Ray, num passado recente.



Sem comentários:

Enviar um comentário